Pesquisa

Projeto em andamento 2019: ”Balanço Hidrológico de um Fragmento de Mata Atlântica na Bacia Hidrográfica do Córrego Santa Catarina – Viçosa, MG.”

Objetivo: Monitorar a precipitação em aberto, precipitação efetiva, interceptação, escoamento superficial e vazão em um fragmento de mata Atlântica na bacia hidrográfica do Córrego Santa Catarina, localizado na cidade de Viçosa – MG.

Equipe: Letícia Soares, Eliel Lima, Júlia Hussar, Maíra Batista e Karolaine Santos


Projeto: ”Avaliação da compactação do solo na bacia hidrográfica do Ribeirão São Bartolomeu, em Viçosa – MG, através de medidor automatizado.”

Objetivo: Realizar a medição da compactação do solo em trechos da bacia hidrográfica do ribeirão São Bartolomeu na região de Viçosa, Minas Gerais, e relacionar com a infiltração da água no solo e recarga da bacia.

Estagiário: Túlio Menezes Araújo.


Projeto: ”Análise Hidroambiental das nascentes do Parque Tancredo Neves, Ponte Nova – MG.”

Objetivo: Fazer uma análise hidrológica e ambiental do Parque Tancredo Neves, por meio do mapeamento e morfometria das microbacias, do uso do solo, relação chuva/vazão e qualidade da água.

Estagiária: Luísa de Faria Silva.


Projeto: ”Balanço Hidrológico de um Fragmento de Mata Atlântica na Bacia Hidrográfica do Córrego Santa Catarina – Viçosa, MG.”

Objetivo: Monitorar a precipitação em aberto, precipitação efetiva, interceptação, escoamento superficial e vazão em um fragmento de mata Atlântica na bacia hidrográfica do Córrego Santa Catarina, localizado na cidade de Viçosa – MG.

Equipe: Paulo Lima, Henrique Bitencourt, Yuri Guimarães.


Projeto: ”Caracterização das nascentes do ribeirão São Bartolomeu no município de Viçosa – MG.”

Objetivo: O presente projeto objetiva caracterizar as nascentes do Ribeirão São Bartolomeu no município de Viçosa-MG, através dos estudos dos balanços e recursos hídricos,nascentes, solos e topografia.

Estagiária: Josilene Aguiar Canguçu.


Projeto: ”Recuperação de uma bacia hidrográfica na zona rural de Viçosa, MG. “

Objetivo: Recuperar a microbacia hidrográfica degradada através de técnicas de proteção do solo, nascentes e cursos d’água e, dessa forma, melhorar a quantidade e a qualidade da água na comunidade barrinha, em Viçosa MG.

Estagiário: João Gallo.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados