O Curso de Engenharia Florestal
ENGENHARIA FLORESTAL – UFV
A Escola Superior de Florestas (ESF) era uma unidade de ensino da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG) criada em 21 de fevereiro de 1964, sendo composta pelos Departamentos de Administração Florestal, Conservação Florestal, Dendrologia e Ecologia, Silvicultura e Tecnologia de Produtos Florestais, tendo como diretor o Professor Arlindo de Paula Gonçalves. Em 1969, ocorre a federalização da UREMG, que veio denominar-se Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em de julho de 1978, obedecendo à Portaria Ministerial nº 465, a UFV passa por uma profunda mudança organizacional e administrativa, quando a Escola Superior de Floresta, com as suas cinco unidades departamentais, se transforma no Departamento de Engenharia Florestal (DEF), vinculado ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Viçosa.
O CURSO
O curso de Engenharia Florestal oferece a titulação de bacharel, possui duração média de cinco anos e está disponível somente na modalidade de ensino presencial. O aluno aprende assuntos relacionados a Tecnologia de Madeira, Botânica, Biologia Celular, Silvicultura e Filosofia Vegetal. As matérias específicas estão relacionadas a Impactos Ambientais, Florestas e Recursos Florestais, Recursos Hídricos, Legislação Ambiental, Microbiologia e Meteorologia.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O Engenheiro Florestal estará habilitado a atuar em atividades relacionadas com: Construção de madeira; silvimetria e inventário; recursos naturais e renováveis; ecologia e defesa sanitária; propagação de espécies florestais; viveiros florestais; manejo de floresta para produção de madeira e outros produtos; desenvolvimento de processos tecnológicos; industrialização e comercialização de produtos florestais; solos de ecossitemas florestais; mecanização, colheita e transporte florestal; geoprocessamento e sensoriamento remoto; planejamento, administração, economia e crédito para fins florestais. Capacitado ainda, para atuar na perícia, planejamento, desenvolvimento e administração de programa ou projetos voltados para a produção de florestas com fins comerciais; proteção da biodiversidade; manejo de bacias hidrográficas, recuperação de áreas degradadas, avaliação de impactos ambientais; educação ambiental e ecoturismo; unidades de conservação; manejo de fauna silvestres, sistema agroflorestas.
Referência:
Departamento de Engenharia Florestal – UFV. Disponível em: <http://www.def.ufv.br/>
Guia da Carreira. Disponível em: <http://www.guiadacarreira.com.br/profissao/engenharia-florestal>